top of page
  • Foto do escritorMonique Kelly Cunha

Sorrisos Anímicos| Exposição Virtual Foto-Poética

Atualizado: 28 de fev.

Por vezes, a natureza sorri, e quando isso acontece, um tino poético acende dentro da gente, e sorrimos de volta. Naquele momento, participamos do cosmos. Isto é, se não pegarmos o celular e perdermos o tempo da abertura poética tirando uma foto esmaecida da lua, acompanhada de uma legenda protocolar, em que vamos competir por algumas curtidas por aquilo que não alcançamos.


Essas vivências literárias construídas em torno do ensaio foto-poético, promovidas pela fotógrafa Monique Kelly e pelo poeta Vinicius Tobias, propõem que, ao rimar entre as imagens fotográficas e poemas, possamos inscrever o desvelar com a natureza no mapa de nossa experiência com a vida. Isso envolve não apenas um registro de transformação da inspiração em produto, mostrando como se desfruta de uma boa paisagem, por exemplo.


Para tanto, imagens emergidas do mundo anímico são compostas com um dizer poético, trazendo ensinamentos, percepções, contexto; e importando a experiência de graça com aquilo que nos cerca para a consciência, procurando promover uma abertura para o mundo. Talvez, ao experimentarmos a natureza a partir de uma dimensão poética, possamos, por exemplo, ao observar uma formiga caminhando pelo braço de alguém e ser expulsa de seu corpo, voltar três vezes a caminhar por ele, como propõe um dos poemas dessa série.


Superar a ideia de que “retornar sempre não nos leve ao lugar de onde viemos”, mas, ao participar da história da formiga, se dando ao trabalho de levá-la lá fora no jardim onde ela subiu no seu braço, perceber que se está “redondamente enganado” em seus apartes lógicos, e sorrir, sabendo e saboreando o participar com o todo.



Por aqui, vocês poderão acompanhar a Exposição on-line “Sorrisos Anímicos” vinculada ao 32º @invernocultural da UFSJ.


Nosso bate papo no link abaixo














ACOMPANHE ABAIXO AS OBRAS DA EXPOSIÇÃO VIRTUAL SORRISOS ANÍMICOS


As fotografias são da Monique Kelly @muniqquek e os poemas são do Vinícius @viniciustobiasmugido


Boas Vindas e aproveitem!





























bottom of page